Pastor Messisas de Castro
Historiador Carlos Castro

A Assembleia de Deus Templo Central na cidade de São Luis do Curu, cerca de 83 quilômetros da capital cearense irá comemorar no dia 29 próximo os 89 anos do início do Movimento Pentecostal com um culto festivo. O pastor presidente do campo, Antônio Onório Maciel que lidera o mesmo desde 2007 convidou como preletor da noite o pastor Messias de Castro e Silva (II vice-presidente da IEADTC) em Fortaleza e que tem suas raízes assembleianas na figura de seu avô, o saudoso pastor Abraão de Castro Moura que foi um dos pioneiro no início da igreja pentecostal curuense e que, por permissão de Deus é também irmão de Cândido de Castro Moura, avô do historiador Carlos Castro, que na oportunidade ministrará uma palestra sobre o trabalho dos primeiros pioneiros Pentecostais no município, fato que teve início em junho de 1929, com a presença do primeiro pastor consagrado no Ceará, Vicente de Sales Bastos.

Historia da Igreja

A obra pentecostal em São Luís do Curú teve início em 29 de junho de 1929, com a realização do primeiro culto assembleiano no município, na localidade de Maniçoba, com o pastor Vicente de Salles Bastos. O evento histórico aconteceu na residência do senhor João Veras, e contou com a presença de alguns membros da família Castro, que moravam na região. Na primeira metade da década de 1930, foi construído e concluído o primeiro templo no lugarejo, na direção do pastor Antônio Alves dos Santos, que conduziu o trabalho entre 1934 a 1940. Na sequência, assumiu a obra o pastor Antônio Barbosa, e foi responsável por evangelizar por dois anos a região. Em 1942, a igreja passou a ser liderada pelo pastor Antônio Simão da Silva. No período do seu pastorado, ele construiu o primeiro templo no centro da cidade e transferiu a sede da obra para a localidade, no ano de 1942.

 

A construção foi conduzida pelo irmão Abraão de Castro Moura, com o apoio de Joel de Salles Gomes, Júlio de Castro Moura e de outros irmãos, após formarem um grande mutirão. Em novembro de 1954, a AD em São Luis do Curú foi assumida pelo pastor Lucas Saraiva Leão, que pastoreou o campo até o início de novembro de 1970. Com a sua saída, no dia 08 de novembro do mesmo ano, foi empossado o pastor Jerônimo Alves Barros. Ele ¤ cou na liderança do campo por quatro anos. A partir da década de 1970, a igreja foi dirigida pelos seguintes pastores: Ademar Alves Bezerra, Francisco Alves Pinheiro, Pedro Bastos da Silva, Francisco Silva, Francisco Lima de Freitas, João Carlos de Sousa, Oderno Cardoso de Sousa, Natanael Albuquerque Batista, Manoel Paulino, Benício Ferreira Bernardo, Uirannoviks Oliveira Cunha, João Mozart Pereira. Hoje, a igreja é conduzida pelo pastor Antônio Onório Maciel desde 2007. O trabalho conta com cerca de 400 irmãos, entre membros e congregados; sete congregações; e 37 obreiros, incluindo presbíteros, diáconos e auxiliares.

DETALHES:

19:00h – Abertura com louvores

19:30 – Palestra com o historiador Carlos Castro

20:00h – Mensagem com o pastor Messias de Castro e Silva

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.